segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Caminhada/Modo Reconhecimento

Segunda Feira nada melhor que começar o dia com uma caminhada em modo reconhecimento para um evento futuro.

Assim sendo logo pela manhã lá fui eu mais o meu companheiro de caminhadas António Carvalho até ao Forte de Alqueidão.

Daí partimos em direção ao Forte da Carvalha outra das obras militares referentes às Invasões Francesas.

Começada a caminhada logo após um curto espaço entramos na aldeia de Alqueidão onde começamos a descer em direção à Batalha outra aldeia com um nome o qual não sei o seu significado mas penso que tenha ocorrido algo alvo de confrontos devido a esse nome.

Era então hora de se começar a pensar no primeiro objetivo o conhecido Moinho do Céu (Arruda dos Vinhos). Mas antes de atingirmos esse objetivo a primeira subida do dia e pelo vale da Louriceira até se chegar à aldeia de Sabugos.

Chegados aí fomos por caminhos de terra batida até a outra aldeia de nome Pé do Monte. Aí surge um dos momentos chave a subida para o Moinho do Céu até aos seus 530 metros de altitude.

Chegamos então ao Moinho do Céu com cerca de 8 quilómetros de caminhada percorridos. Hora então da primeira paragem para comer algo. Passados quinze minutos continuamos em direção ao segundo ponto chave da caminhada mas o mais importante o Forte da Carvalha com passagem na aldeia da Carvalha.

Começou-se de seguida a descida desse ponto até à Louriceira de Cima onde foi a segunda paragem técnica para novo reabastecimento íamos aí com quinze quilómetros.
Paragem essa mais longa cerca de trinta a quarenta minutos. Então passado esse tempo seria hora de continuar o reconhecimento até ao Forte do Alqueidão segundo ponto importante e o ponto final de caminhada onde se desceu por caminhos de terra batida rodeados por vinhas e terrenos com muitos carvalhos e eucaliptos.

Chegamos e ficamos contentes com o projeto idealizado.

Reconhecimento com 22 quilómetros e 700 metros de altimetria.

Fotos do Dia





2 comentários: